thiagocosta.py

Programming, Management etc


  • ngrok , webhooks

Trabalhando com webhooks em localhost

Você já desenvolveu algum app que precisava interagir via webhook com algum serviço externo como Github, MoIP etc? Se sim, provavelmente já se perguntou como desenvolver esse tipo de integração em sua máquina local, certo? A boa notícia é que isso é totalmente possível!

Tem um serviço muito bacana chamado Ngrok que permite que você publique uma URL local facilmente e sem precisar mexer em configuração de firewall.

Ngrok

Como funciona

Primeiro, certifique-se que seu serviço está rodando em qualquer porta local. Para fins de exemplo, nosso serviço irá rodar na porta 8000. Ex (app django):

python manage.py runserver

Agora, faça o download (link no final do post) da última versão do Ngrok para o seu sistema operacional. Descompacte o arquivo e execute o comando abaixo:

./ngrok 8000

Se o comando tiver sido executado corretamente, seu terminal deverá exibir algo como a imagem abaixo:

Pronto! O Ngrok criou pra você uma URL única e pública. Para testar, copie e cole a URL gerada (Forwarding):

Essa URL realmente funciona em qualquer lugar! Duvida? Teste então em outra máquina ou em algum celular.

Funcionou? Então agora você já pode configurar seu serviço externo com essa URL e começar a trabalhar na sua máquina local de forma completamente integrada, sem a necessidade de fazer deploy apenas para fazer testes!

Bem fácil, né?

Localtunnel

Ngrok é realmente muito bom, mas não é o único serviço disponível para esse fim.

Localtunnel é 100% grátis e funciona da mesma forma que o Ngrok. Eu já testei também e realmente funciona.

Passageway parece que funciona muito bem também, mas ele faz parte de um pacote (Runscope) que não é grátis. Sendo assim, só o considero uma boa opção se você for usar as outras ferramentas contidas no pacote.

Espero que tenham gostado dessa dica! Obrigado Pedro Licio :)

Fazer download do Ngrok

Thiago Costa

Desenvolvedor apaixonado orientado à melhoria contínua (kaizen), agente de mudanças e praticante de métodos ágeis, morando no Rio de Janeiro.

comments powered by Disqus