thiagocosta.py

Programming, Management etc


  • teoria das restrições , toc , kanban

Teoria das Restrições

Você costuma traçar metas para o seu trabalho? A empresa que você trabalha costuma definir metas organizacionais? Sim? Você sabia então que sempre haverá pelo menos um gargalo (ou uma restrição) que te impedirá de atingir a sua meta?

Pelo menos é isso que a Teoria das Restrições (no inglês "Theory of Constraints" ou simplesmente TOC) prega.

A Teoria das Restrições é uma filosofia proposta pelo físico Eliyahu Goldratt no livro "A Meta" ** que se baseia na existência contínua de pelo menos um gargalo no seu sistema de produção e que a sua capacidade em atingir determinada meta está sempre limitada à capacidade desse gargalo.

Isso significa que:

  • Você deve identificar o mais rápido possível qual é seu gargalo atual e atuar nele, somente nele;
  • Não adianta investir em melhoria nos outros elos; a corrente se partirá da mesma forma;
  • Investir em outros elos é um desperdício;

Vejamos alguns exemplos:

Vamos supor que sua empresa traçou uma meta organizacional de aumentar a receita em 20%. A área de desenvolvimento é o gargalo. Adiantaria, por exemplo, aumentar o ritmo das vendas ou estimular a criação de novos negócios? Não, pois a capacidade de produção estaria sempre limitada à capacidade atual da área de desenvolvimento.

Agora vamos supor que sua equipe recebeu uma meta de entregar X novas features em 1 mês. A etapa de testes é o gargalo. Sendo assim, adiantaria investir em melhorar a produtividade da etapa de desenvolvimento? Não, pois isso sobrecarregaria ainda mais a etapa de testes e a capacidade de produção da equipe estaría sempre limitada à capacidade dessa etapa.

Viram o impacto de um gargalo não identificado ou ainda identificado mas mal administrado?

O que fazer então para identificar qual é o gargalo atual?

Não há uma receita, mas você pode usar algumas técnicas. Você pode, por exemplo, visualizar seu fluxo de trabalho, toda sua cadeia de valor, e limitar a quantidade de trabalho em progresso. Certamente isso irá expor gargalos, filas e outros problemas no seu fluxo.

O Método Kanban, considerado um eficaz método de gestão de mudanças, pode te ajudar a identificar esses gargalos e aplicar pequenas mudanças incrementais com o objetivo de removê-los, mas falarei mais sobre esse método em outro momento.

** Curiosidade: O livro "A Meta" foi eleito em 2013 pela revista Exame como um dos 15 livros que todo empreendedor deveria ler.

Thiago Costa

Desenvolvedor apaixonado orientado à melhoria contínua (kaizen), agente de mudanças e praticante de métodos ágeis, morando no Rio de Janeiro.

comments powered by Disqus